cloud

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é a computação na nuvem ou cloud computing?

Atualmente estamos imersos nesta tecnologia e muito provavelmente você já tenha utilizado algum serviço de cloud. Por exemplo, na sua empresa em algum momento foi preciso utilizar o Google Drive, DropBox ou iCloud?

Todos esses serviços – e inúmeros outros – estão disponíveis oferecendo a possibilidade de acesso a qualquer usuário conectado à internet e cadastrado na plataforma. Ou seja, a nuvem está disponível há anos e presente nas estratégias dos melhores líderes do ramo de tecnologia.

Em 1997, vislumbrando um cenário distante, Steve Jobs falou, por que carregar um disco rígido se é possível acessar os dados remotamente? Atualmente isso é algo muito viável devido à internet de alta velocidade com preços acessíveis.

Essa realidade possibilita otimizar todos departamentos da sua empresa, os trabalhos são feitos com muito mais agilidade e segurança. Com esses benefícios é fácil perceber o pilar do futuro da TI. Mantenha-se bem informado, veja uma lista com as principais vantagens do cloud computing.

 1. Segurança

Os provedores de serviços de cloud computing têm de estar sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias de segurança de dados. Alguns gestores ainda acreditam que a computação em nuvem pode envolver riscos, na realidade o provedor é seu maior aliado para proteção do seu negócio.

Este objetivo é alcançado através de práticas, políticas e níveis de serviço necessários para manter os clientes satisfeitos e seguros. Dentre os mais comuns temos a segurança do servidor físico da nuvem, a garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre e o gerenciamento de interrupções de energia.

Quer um exemplo dos riscos existentes fora da nuvem? Anualmente, cerca de 800 mil laptops são perdidos ou furtados em aeroportos. Já imaginou o que pode acontecer se algum funcionário da sua instituição entrar nessa estatística?

2. Escalabilidade

É muito provável que a sua companhia cresça rapidamente. Infraestrutura de tecnologia dentro de casa, baseada em servidores físicos, impacta os seus planos de crescimento pelos longos prazos de instalação/migração, provisionamento oneroso e demanda de recursos humanos.

Escalabilidade simples e em tempo real, é mais uma das vantagens do cloud computing, ela torna sua infraestrutura econômica e flexível. Não é preciso se preocupar com grandes demandas ou mudanças rápidas, a nuvem acompanha o ritmo da sua empresa.

Ou seja, não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, a qualquer momento será possível fazer um “upgrade” ou “downgrade”, sem necessidade de pausas para comprar novo hardware, esperá-los chegar e futuramente instalar.

3. Gastos reduzidos!

Reduzir os custos e gerar mais eficiência para o departamento de Tecnologia da Informação beneficia todos os setores de sua organização. A computação na nuvem ajuda na redução de gastos, principalmente, de três formas:

Infraestrutura

Não é necessário investir com a aquisição de hardware, adequação de um ambiente para hospedar os servidores e licenças de software. O serviço oferece armazenamento de dados, ambientes de teste, aplicativos e diversas outras opções pela internet.

Mão de obra

Com uma infraestrutura de TI reduzida dentro de casa, a sua equipe de TI não precisará perder tempo com manutenções, atualizações e configurações. Isso resulta numa equipe com um foco mais direcionado aos assuntos específicos da empresa.

Como tudo é feito remotamente, questões pontuais podem ser resolvidas a partir de qualquer lugar. Isso otimiza os processos empresariais gerando mais receita e possibilita um novo fluxo de investimento em inovação para empresa.

Energia

Um estudo realizado pela Universidade Northwestern em conjunto com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley comprova: Se todas as companhias dos EUA utilizassem a computação na nuvem, o gasto energético seria reduzido em 87%. Isso aconteceria, simplesmente, devido à extinção do uso de servidores físicos, o que resultaria no benefício que explicaremos no próximo tópico.

4. Sustentabilidade e meio ambiente

Os especialistas afirmam que as vantagens da nuvem não são apenas econômicas, mas também relacionadas à sustentabilidade. Eles notaram que devido à ausência de consumo desnecessário, a redução da emissão de gases do efeito estufa e do uso de recursos naturais é consequência do cloud computing.

Nesse sentido, a sua instituição ainda pode ir além e tentar criar uma identidade ecológica.

5. Retorno sobre o Investimento

Os retornos dos seus investimentos em tecnologia são muito mais rápidos! Como dito anteriormente, todo seu ambiente será disponibilizado instantaneamente. Sua empresa não se preocupa com infraestrutura, nem com gastos de energia, além de ter uma equipe de TI dedicada para apoiar seus processos internos.

Os gestores não precisarão se preocupar com assuntos relacionados a TI. Isso porque tudo será administrado pela prestadora de serviços e as tarefas mais específicas serão direcionadas diretamente à equipe de TI.

Com a função de cada equipe bem definida, os executivos poderão dar mais atenção nas prioridades do negócio, garantindo maior retorno para seus investimentos de tecnologia baseadas na nuvem

 

Matéria originalmente publicada no site WinSpire.