Dicas valiosas sobre a nova plataforma de cobrança...

1) Nossa primeira e mais importante dica é: Faça o download da Cartilha preparada pela Febraban para orientação de usuários da nova cobrança.

2) Observe o calendário de implantação:

  • A partir de 13 de Janeiro/2018 – R$ 50.000,00 ou mai
  • A partir de 03 de Fevereiro/2018 – R$ 4.000,00 ou mais
  • A partir de 24 de Fevereiro/2018 – R$ 2.000,00 ou mais
  • A partir de 24 de março/2018 – R$ 800,00 ou mais
  • A partir de 26 de maio/2018 – R$ 400,00 ou mais
  • A partir de 21 de julho/2018 – R$ 0,01 ou mais
  • Em 22 de setembro/2018 - processo concluído, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito e de doações, entre outros.

3) Boletos Emitidos antes da nova plataforma serão aceitos?

        Se o boleto emitido estiver enquadrado nas datas e valores da acima, NÃO SERÃO ACEITOS. Portanto, melhor emiti-los novamente ou procurar seu cliente para receber o débito de outra forma

4) CPF/CNPJ e Endereços inconsistentes não permitirão o registro do boleto. Caso sua base de dados esteja inconsistente, "corra" para resolver.

5) Existem 2 modalidades de registro:

  • Remessa para o banco com instrução de REGISTRO e IMPRESSÃO do boleto. Neste caso, o banco irá imprimir o boleto
  • Remessa para o banco com instrução apenas de REGISTRO. A impressão é de responsabilidade do emitente do boleto

       No software SysClub a modalidade de remessa é cadastrada em CADASTRO DE COBRADORES

6) Posso fazer mais de uma remessa de boletos no mesmo dia?

      SIM. Pode e DEVE. Boletos não registrados não serão aceitos na rede bancária. E, em caso de aceite pagarão TARIFAS ABUSIVAS cobradas pelos bancos. 

      Entre em contato para darmos as orientações necessárias para geração de mais de uma remessa.

7) Existe alguma ferramenta para registro automático de boletos sem a necessidade de se ficar fazendo remessas o dia todo?

      SIM. Estamos trabalhando para liberar esta possibilidade aos nossos clientes. Ainda não são todos os bancos que permitem tal procedimento. Caso tenha interesse, entre em contato com seu banco e veja se ele permite o registro via WEBSERVICE. Em caso de resposta afirmativa, solicite os layouts técnicos e nos encaminhe para que possamos encaminhar um orçamento.

8) O que observar no momento de enviar a remessa pelo banco:

  • Durante a remessa, verificar na tela de seu homebanking se a remessa foi TOTALMENTE ACEITA. Somente isto irá garantir que os boletos foram devidamente registrados
  • Perguntar a seu banco se no caso da remessa ser PARCIALMENTE ACEITA se os boletos sem problemas são registrados
  • Observar no processamento do arquivo de retorno gerado pelo banco se as remessas foram aceitas(alguns boletos podem ser rejeitados em função de problemas diversos)

9) Após a emissão de um boleto, qualquer alteração no mesmo só poderá ser feita no seu homebanking. Alterações efetuadas no SysClub não estarão consistentes com o banco.

10) Negocie com seu banco e, caso não consiga avançar procure melhores opções no mercado. Alguns clientes têm conseguido excelentes condições, tais como Isenção de tarifa em caso de não pagamento do boleto